quarta-feira, 11 de abril de 2012

Projecto DiplomAACia

Linhas orientadoras do projecto:
1. fornecer maior potencial de empregabilidade aos estudantes da Universidade de
Coimbra;
2. retribuir os serviços prestados por estudantes internacionais à Universidade de Coimbra
de forma a aumentar o potencial extra-curricular destes;
3. numa fase mais avançada, criar núcleos organizados de ex-estudantes da
UC noutros países de forma a divulgar a imagem da UC junto das universidades
estrangeiras.
1) A Universidade de Coimbra alberga cerca de 4000 estudantes que, originalmente, não são
membros do território português.
1.1) utilizar esses estudantes como embaixadores para desenvolver ligações
entre organizações públicas ou privadas dos países de origem e a UC.
Objectivo: estas organizações procurarem com mais incisão
estudantes da Universidade de Coimbra para trabalharem lá.
Deadlines:
● reunião com a Reitoria para apresentação do
projecto- 23 de Fevereiro de 2012;
● divulgação do projecto aos estudantes
internacionais- até 14 de Março de 2012;
● inscrições de embaixadores- até 18 de Abril 2012;
● lançar primeira fase do DiplomAACia- 29 de Abril
de 2012.
2) Embaixadores deverão, depois de ajudarem a AAC e a UC, receber um certificado de
serviços prestados à Universidade.
● Despesas( material para produzir certificados) vs Lucro(
aumentar a imagem e empregabilidade anexadas à UC);
● Mérito para certificados:
○ De forma a não discriminar embaixadores que, apesar
de terem realizado o seu trabalho, não obtiveram os
resultados relativos ao seu esforço, estes também
deveriam ter acesso ao certificado;
○ Quem contrair uma ligação viável para a UC, no mínimo,
terá acesso directo ao certificado.
● Deadlines:
○ Prestação de provas para entrega de certificados-
Dezembro e Junho( 2 fases)- uma fase sem provas não
anula a continuidade de um embaixador desde que este
demonstre interesse em continuar como tal.
○ Entrega dos certificados- preferencialmente até dois
meses depois da prestação de provas.
3. O ideal seria criar uma rede internacional entre os embaixadores da UC para que o seu
contributo não seja apenas criado na área das saídas profissionais, mas também na área de
divulgação da UC, tornando esta Universidade cada vez mais internacional.
Etapas da Rede:
1. Criação de núcleos organizados de embaixadores;
2. Embaixadores têm responsabilidade de contactar instituições de ensino e os seus
estudantes de forma a criar interesse nestes em estudar na UC;
3. Com este interesse podemos aumentar a quantidade de estudantes internacionais na
UC;
4. Na sequência do ponto 3, com mais estudantes internacionais, temos maior potencial
de criação de embaixadores;
5. Com mais embaixadores os núcleos organizados, aumentam em número e em
dimensão, o que irá fortalecer cada vez mais a imagem da UC e da AAC no exterior

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