quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Conferência 6 de Outubro

Conferência

6 de Outubro, Faculdade de Economia, Sala Keynes, 17 horas

Governabilidade do Sistema Alimentar

Internacional e luta contra a fome

Francisco Bendrau Sarmento

Síntese:

A conferência versará sobre as discussões em curso no âmbito da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, a posição da sociedade civil e governos e explorará exemplos de sistemas mais democráticos a nível nacional, em particular nos países do Sul.

Nota biográfica:

Francisco Bendrau Sarmento, natural de Angola, Licenciado em Gestão e Extensão Rural, Mestre em Economia e Sociologia Agrícola e também em Economia e Gestão Agro-Alimentar. Doutorado em Ciências Sociais, actual Director Internacional da Área de Direito à Alimentação da ActionAid Internacional, coordenando esta área de trabalho em 42 países em Africa, Ásia e Américas.
É membro do grupo de contacto para a reforma do Conselho Mundial de Segurança Alimentar das Nações Unidas e foi previamente coordenador da rede Internacional da Sociedade Civil para a Segurança Alimentar (IFSN), assim como consultor internacional da FAO e outras organizações na área de desenvolvimento rural e acesso a recursos naturais. Foi professor e/ou palestrante convidado em Angola, Brasil, Nicarágua, Espanha, Portugal e Estados Unidos. E membro do centro de Estudos Africanos do ISCTE e director da revista "Food Files".

A conferência contará ainda com a participação de José Luís Coelho Silva que, entre outras funções, actualmente desenvolve trabalho de investigação na área dos modelos económico-ecológicos de alteração do uso da terra e desempenha funções na Direcção-geral de Assuntos Técnicos e Económicos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, na área das instituições multilaterais de agricultura e alimentação.

Organização

Núcleo de Relações Internacionais e Núcleo de Sociologia

Sem comentários:

Enviar um comentário