quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Estudantes recebidos por Mariano Gago

Quarta, 18 de Novembro de 2009

por Rafaela Carvalho

Manifestação de estudantes do ensino superior salda-se em promessas de Mariano Gago para alterar sistema de atribuição de bolsas~


Estima-se em mais de dois mil o número de estudantes que se reuniu esta tarde, 17, em Lisboa para marchar da Cidade Universitária ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A comitiva conimbricense saiu da cidade às 12h30 e chegou a Lisboa três horas depois para se reunir aos estudantes das restantes académicas do país.

A “Marcha pelo Ensino Superior” teve então início, pouco passava das 16h00. No percurso os gritos de protesto fizeram-se ouvir. “Não! Não! Não à privatização!”, “Propinas e Bolonha: é tudo uma vergonha” e “A propina dói”, foram algumas das palavras de ordem mais repetidas. Sem descurar o tradicional “Estudantes unidos jamais serão vencidos”.

No aglomerado estudantil saltavam à vista os diversos cartazes e faixas, em especial a grande lona da Associação Académica de Coimbra onde se lia em letras garrafais “Não somos contra! Somos por... mais e melhor acção social, mais financiamento e um Ensino Superior de qualidade!”. Na frente da manifestação seguia a Universidade de Lisboa com uma faixa que clamava: “Por uma acção social mais justa”.

A maioria dos estudantes contava com menor representatividade e ficaram supreendidos pela positiva, mas, como admite Sónia Magalhães da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa: “tem que haver mais iniciativas destas”.

Entre os estudantes universitários nacionais a Estudantina da Universidade de Coimbra animava as hostes com temas de intervenção e uma caixa multibanco, a quem Diogo Silva da Universidade do Porto dava a pele, queixava-se contra os empréstimos do governo.

Chegada ao Palácio das Laranjeiras

Às 17h20 os manifestantes chegaram ao seu destino. Os dirigentes associativos das nove académicas representadas foram recebidos pelo ministro da tutela, Mariano Gago, e o secretário de Estado, Manuel Heitor, enquanto os restantes estudantes se mantiveram junto ao portão entoando os cânticos de protesto que marcaram toda a tarde.

Às 20h00 os dirigentes comunicaram aos protestantes com os resultados da reunião. O presidente da direcção-geral da Associação Académica da Universidade do Minho, Pedro Soares, referiu que o ministério admitiu “abertura em melhorar o sistema de bolsas”, mas não deixou de afirmar que a “acção não pode ficar por aqui”.

Com gritos de “Estudantes unidos jamais serão vencidos!” e um F-R-A simbólico, a comitiva abandonou as imediações do Palácio das Laranjeiras.

http://www.acabra.net/artigos/estudantes-recebidos-por-mariano-gago


1 comentário:

  1. Mto bem pessoal! Gostei mto da descrição da manifestação que aqui foi feita.

    João

    ResponderEliminar