terça-feira, 13 de outubro de 2009

Líderes estudantis bêbados

Estudantes partiram mesas, cadeiras e abriram extintores nos quartos de um albergue de Aljubarrota,causando prejuízos que podem chegar aos dez mil euros. Os próprios colegas ficaram “indignados”
O Fórum AAC, que teve recentemente lugar em Aljubarrota e que juntou líderes dos núcleos, dos órgãos de gestão das faculdades e da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra, acabou por não chegar ao fim devido a actos de vandalismo, cometidos por estudantes com excesso de álcool no interior da estalagem Cruzeiro.«Na madrugada do segundo dia do Fórum, alguns estudantes, que estavam bêbados, partiram duas cadeiras e uma mesa e abriram os extintores dentro dos quartos e o pó entranhou-se em todo o lado, como por exemplo nas televisões. A parte de cima da estalagem ficou intransitável e houve mesmo pessoas com dificuldade em respirar», afirmou um estudante que participou no Fórum e que pediu anonimato.Os acontecimentos do encontro anual, que debate temas importantes da Academia de Coimbra, surpreenderam os próprios estudantes. «Foi um acto isolado, onde participaram poucas pessoas, e que nos deixou a todos bastante perturbados e indignados», acrescentou a mesma fonte.O Fórum tem três dias, mas não chegou ao fim, uma vez que os actos de vandalismo aconteceram na madrugada do segundo para o terceiro dia, numa altura em que a ordem de trabalhos é colocada de lado para dar lugar a um convívio.Depois dos estragos serem avaliados, os responsáveis da Direcção Geral da AAC juntaram imediatamente os cerca de 80 estudantes que participavam no Fórum. «O ambiente mudou completamente. Houve uma tensão muito grande na sala, foi um bocado complicado», conta ao Diário de Coimbra um dos estudantes.Jorge Serrote, presidente da DG/AAC, confirmou que «aconteceram actos de vandalismo» e garantiu que foram tomadas medidas na hora. «Reunimos toda a gente num compartimento e tentámos logo apurar os responsáveis. Depois concluímos que a continuidade do Fórum estava em causa e tomámos a decisão de ir embora. Tínhamos que tomar uma medida forte e, por isso, telefonámos ao nosso motorista para nos ir buscar a Aljubarrota», contextualizou Jorge Serrote. Eram cinco horas da manhã.
“Autores dos estragos vão pagar os prejuízos”O acto de vandalismo resultou em prejuízos balizados entre os cinco e os dez mil euros, segundo apurou o Diário de Coimbra. «Não são valores baixos», lamentou Jorge Serrote.No entanto, «não vai ser a AAC a pagar», garantiu o responsável. «Há autores dos estragos que já assumiram o erro e que vão pagar os prejuízos. E ainda estamos a investigar outros estudantes», garantiu Jorge Serrote.Os responsáveis da DG/AAC podem agora activar mecanismos para sancionar os estudantes no seio da Academia. «Mas para já não queremos ir por esse caminho», adiantou o presidente da Direcção-Geral da AAC. l
Estudantes vão reunir de novomas desta vez em Coimbra
n Os actos de vandalismo impossibilitaram que a ordem de trabalhos fosse cumprida até ao fim. Ficaram por divulgar as conclusões das reuniões efectuadas. «Agora os diferentes painéis de análise vão reunir em Coimbra, possivelmente na própria AAC, para apresentar as conclusões», adiantou Jorge Serrote.O Fórum AAC, um encontro anual, debate temas importantes para a vida da Academia.Mobilidade estudantil internacional, acção social ou o afastamento dos estudantes universitários da vida académica foram algumas áreas abordadas.A reunião costuma ser uma peça importante para o desenvolvimento da própria Academia, reunindo geralmente estudantes empenhados em ajudar, mas este ano o encontro fica manchado pelos actos de vandalismo. «Preparámos tudo durante semanas a fio e aconteceu isto», lamentou Jorge Serrote.
Bruno Vicente in Diário de Coimbra

1 comentário:

  1. mais uma vergonha ... esta merda é um espetáculo!! tacheiros do caralho so fazem merda.. continuem que estão no bom caminho!!
    ass - zorba

    ResponderEliminar